Alunos de Fortaleza fazem jornada do herói com três poderes que todos podem ter

O Quero na Escola estreou na região Nordeste de um jeito diferente, atendendo um pedido de professor, mas com uma atividade para os alunos. A professora de Língua Portuguesa Glaucia Gonçalves, da Escola Estadual Dom Antônio de Almeida Lustosa, de Fortaleza,  pediu ajuda para inserir os alunos no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, dar margem ao protagonismo deles. E seus alunos da escola  se viram inseridos em um game que exercitou três “superpoderes”: empatia, resiliência e persistência.

11102016-20161011_142228Quem atendeu ao pedido foi o jovem Elvis Alves, de 24 anos, um dos fundadores da Social Brasilis, uma organização não-governamental de Fortaleza que procura fomentar o empoderamento de pessoas através do empreendedorismo social e da tecnologia. Ele soube da demanda pelo Quero na Escola – Especial Professor, parceria com a Fundação SM, que levou a presença de especialistas para as escolas no Mês dos Professores.

A atividade começou com os alunos sendo apresentados em três grupos e cada um tinha um dom: empatia, resiliência e persistência. O grupo da empatia, sem o uso da fala, precisava ajudar, por meio de mímicas, o grupo da resiliência. Estes, de costas para a cena, teriam que a guiar o grupo da persistência a chegar a um destino: a lousa. A cada novo aluno, o caminho ganhava novos obstáculos e a rota teria que ser refeita. Mas, unidos e usando seus poderes, todos conseguiram transpor as dificuldades e cumprir a tarefa no tempo determinado.

A Oficina de Herói, ministrada por Elvis, é inspirada na Jornada do Herói. Trata-se de um conceito criado por Joseph Campbell, estudioso norte-americano de mitologia e religião comparada. Neste conceito, Campbell cria um modelo de como seria o passo a passo do percurso de transformação do homem comum em herói, com todas as provações que surgem no meio do caminho.

Elvis está trabalhando no desenvolvimento de um game, batizado de “Olhares” e que encontra-se em fase de validação. O objetivo do jogo é estimular o protagonismo social de atores e líderes com foco em escolas. “A ideia é fomentar o protagonismo social do jovem em uma narrativa ‘gameficada’ onde eles vão ter que contar uma história usando artes visuais e seus talentos”, explica o voluntário.

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A professora Glaucia com seus alunos (Reprodução: Facebook)

A professora Gláucia avaliou como “maravilhoso” o resultado. “Tudo que a gente der que fomente a autoestima deles, que faça com que eles acreditem que as pessoas os escutam, que eles têm voz, é importante. Eles saem daqui orgulhosos. Estou satisfeitíssima. Emocionada até, porque eles estão orgulhosos de se sentirem heróis. Estão protagonizando e isso é muito bom”, afirma a professora.

Mais visitas

Como toda jornada tem começo, meio e fim, a oficina foi a primeira de um total de três etapas do jogo. “A primeira é ‘Quem é o herói’, a descoberta da pessoa, o chamado; que envolve toda aquela etapa da Jornada do Herói, que está no mundo dele e recebe um chamado. Nessa etapa, o aluno vai conhecendo a suas potencialidades”, diz Elvis.

Os alunos da Escola Dom Lustosa vão receber uma nova missão necessária para a segunda fase, que se chama “Desvendando o mundo”. “Nessa segunda etapa, a gente joga o participante para conhecer o mundo, pois todo herói tem um lugar que cuida, que preserva. A escolha é dele. A gente trabalha o sentido de comunidade. A ideia é que ele vá conhecer essa comunidade. Ele pode fazer entrevistas, fotos, conversar com as pessoas e trazer relatos”, exemplifica.

11102016-20161011_143923Na fase final, que Elvis deu o nome provisório de ‘combatendo adversidades’, o participante deverá desenvolver uma ação prática nessa comunidade. “Esse é um jogo para que o participante consiga realizar toda uma etapa de herói. A ideia é que ele passe por uma jornada, onde ele vai se conhecendo até desenvolver uma habilidade para que consiga, pelo menos, algum impacto social, nem que seja mínimo. A ideia é que o jogo seja um fomento, uma base para que ele se estimule”, afirma o voluntário.

Uma jornada que começou durante o Quero na Escola Especial Professor e seguirá por mais dois encontros presenciais na escola.

O Quero na Escola – Especial Professor foi viabilizado com a parceria da Fundação SM e permitiu que os educadores pedissem ajuda e recebessem voluntários em outubro, Mês dos Professores. Os estudantes podem fazer o mesmo o ano inteiro.

Para conhecer melhor e ajudar a desenvolver outros tantos projetos como esse, em escolas públicas pelo Brasil, conheça e apóie o trabalho do Quero na Escola. Se você está em uma escola e quer fazer um pedido especial como o da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Antônio de Almeida Lustosa, se inscreva agora mesmo na plataforma.

Texto e fotos: Carmen Pompeu

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