Quilombo urbano ensina cultura afroguarany em escola municipal de São Paulo

Quando os bebês e crianças do Centro de Educação Infantil Suzana Campos Tauil, na zona sul de São Paulo, entraram em uma das salas esta manhã, foram recebidos por um ser metade mulher, metade peixe e cercado por instrumentos feitos de cabaça. Foi o personagem que a artista Wanessa Sabbath escolheu para atender ao pedido por apresentação de música afro e indígena da coordenadora pedagógica Shirley Oliveira no Quero na Escola – Especial Professor.

img_7147Ela contou a história da Iara, menina que caiu no Rio Solimões e teve o desejo de se tornar sereia atendido. Ao mesmo tempo, ao seu lado, mestre Eduardo Jacaré do Urucungu fez um berimbau desde a cabaça até o som. Quando as notas saíram, a criançada foi no ritmo instantaneamente (assista).

Os dois fazem parte do Quilombo Afroguarany Casa Amarela, que ocupa um casarão na Rua da Consolação, no Centro de São Paulo. As crianças puderam mexer no cocar, chocalho, penas, pedras, apanhador de sonho e ganharam o berimbau feito na hora já com um caxixi e uma vareta.

Contadora de história e pesquisadora de infância, Shirley compartilhou os contos que tem estudado para levar diversidade cultural às crianças. “A gente precisa estudar muito mais este tema ainda”, comentou com os voluntários, que acabaram agendando mais duas visitas nas próximas semanas para formações com os professores: uma de bonecas abayomi e outra de contos ancestrais.

Criança brinca com berimbau recém contruído
Criança brinca com berimbau recém contruído

Os voluntários se impressionaram com o Centro de Educação Infantil, que estava com uma exposição sobre a África no corredor e tem um professor de Capoeira há dois meses. “Nunca tinha contado a história pra crianças tão pequenas, bom demais ver uma escola acolhendo nossa cultura desde cedo”, comentou Wanessa.

O Quero na Escola – Especial Professor é uma parceria com a Fundação SM para permitir que, no mês dos professores, os educadores possam pedir a participação da sociedade como presente.

O Quero na Escola é uma plataforma para estudantes adolescentes dizerem o que mais querem aprender em suas escolas públicas além do currículo obrigatório. As informações ficam disponíveis no site e, quem quer ajudar, pode fazer uma proposta conforme sua disponibilidade. Veja todas as notícias do Quero na Escola aqui.

Estudante, o que você quer levar para suas aulas? Cadastre-se

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s