Mais Direitos Humanos em escola de Diadema

Na última terça-feira (24/5), o advogado Diogo Moure dos Reis Vieira, formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), visitou a Escola Estadual Anecondes Alves Ferreira, em Diadema, na grande São Paulo, para conversar com 60 estudantes do ensino médio sobre Direitos Humanos. É a segunda vez que a escola recebe especialistas no tema por conta de pedido feito no Quero na Escola.

Diogo fez uma apresentação com o histórico da discussão dos Direitos Humanos no mundo, desde o pós 2ª Guerra Mundial e a Declaração Universal de Direitos Humanos (1948), passando pelas questões de Direitos Humanos no Brasil (Ditadura Militar e a Constituição de 1988, evolução e conquistas dos Direitos Humanos no Brasil). Comparou o dia a dia dos brasileiros com outros países (desenvolvidos e em desenvolvimento), mostrou os índices da ONU e finalizou com temas atuais como crise migratória de refugiados, reaproximação dos EUA e Cuba, e perspectivas para os Direitos Humanos no Brasil e no Mundo, para as próximas décadas

Veja o relato do profissional sobre essa manhã com os estudantes:

DH_diadema2“Fui muito bem recebido pelos professores e pelos alunos. Fiquei impressionado com a atenção deles, todos muito concentrados, até os professores ficaram surpresos. Busquei usar uma linguagem menos técnica, tomei bastante cuidado para falar de uma forma acessível para deixar o tema mais atraente.

Eles fizeram várias perguntas sobre o descumprimento dos Direitos Humanos, e questionaram por que muitas pessoas violam os Direitos Humanos, e inclusive em países desenvolvidos não cumprem os direitos humanos. Expliquei que a ONU e uma rede mundial estão de olho na fiscalização, mas é difícil acompanhar tudo o que acontece em um mundo com 7 bilhões de habitantes.

Eles não conseguiam entender a discrepância entre a teoria dos Direitos Humanos, que é muito bonita, e a prática. Para um primeiro contato com o tema foi bastante interessante. Acho super válido levar este tipo de debate para a escola.”

A professora Caroline Gouveia acompanhou a palestra e disse que o tema desperta enorme interesse nos alunos. “Diogo adotou uma linguagem simples e uma abordagem investigativa, o que possibilitou a participação de todos. Nossos estudantes adoraram a intervenção e o elogiaram. Como participante docente, parabenizo a articulação com temas cotidianos e que contemplaram a temática da educação”, disse a professora.

Esta foi a segunda vez que a EE Anecondes Alves Ferreira recebeu voluntários para falar sobre Direitos Humanos. O primeiro aconteceu em março. Os encontros foram realizados pelo Quero na Escola, após um aluno pedir que o tema fosse debatido em sua escola.

Anúncios

Um comentário em “Mais Direitos Humanos em escola de Diadema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s