“Três jovens ficam presos em um quarto de espelhos de um parque abandonado e, para escapar, terão de trabalhar em grupo”. Esta é a história criada por um grupo de alunos e um professor que estão recebendo aulas de Quadrinhos na Escola Estadual Caetano de Campos, na Aclimação, centro de São Paulo, após pedido do grêmio no Quero na Escola.
O roteirita Kaled Kalil Kanbour atendeu voluntariamente ao pedido e, desde o início de setembro, se encontra com a turma toda quinta-feira à noite. Os alunos e o professor voltam para a escola fora de seus horários de aula, ninguém falta e a turma até cresceu de 9 para 10 na última semana. “A gente já estava super feliz de saber que alguém vinha falar de Quadrinhos, quando ele falou que a gente ia fazer a própria história, foi incrível. É incrível!”, comenta Matheus Souza, do 3º ano matutino.
Na primeira aula, os estudantes debateram sobre o que gostariam de falar. “Depois de um tempo, um dos meninos disse que queria falar sobre o que vai ser dele depois daqui. Neste momento foi definida a linha: falar das opções dos jovens nos nossos tempos”, lembra Kaled. A partir daí foram definidos os principais personagens, iniciados os exercícios de desenho e, na semana passada, o grupo chegou ao Storyline, espécie de enunciado em uma frase, do que será a História em Quadrinhos que produzirão.
“Estamos bem ansiosos’, conta Thalita Vasconcelos, do 1º ano do Ensino Médio. O professor de Artes, Ricardo José Garcia Paula, também está aproveitando. “É uma forma de expressão que a gente estuda pouco e que tem um potencial grande.”
Kaled tem levado referências de história e desenho em quadrinhos para conhecerem e proposto exercícios que são iniciados na sala de leitura e continuam em casa. “Vou desenhar um vilão e trago semana que vem”, avisou um dos jovens ao se despedir. Os encontros continuam até o fim do ano e certamente o Quero na Escola mostrará o resultado final por aqui.
Esta é a primeira vez que um pedido atendido no Quero na Escola resulta em um curso de meses. Nossa intenção é dar voz aos estudantes que querem aprender mais que o currículo obrigatório e oportunidade para quem quer participar saber com que assunto e onde seria útil. Por isso, o número de encontros pode ser apenas um e depende tanto da disponibilidade do voluntário quanto da conexão que se forma com a escola.
Estudante, diga o que você gostaria de ter na sua escola: www.queronaescola.com.br
Veja todas as notícias do Quero na Escola aqui.