Alunos farão História em Quadrinhos sobre sentido da vida dos estudantes

“Três jovens ficam presos em um quarto de espelhos de um parque abandonado e, para escapar, terão de trabalhar em grupo”. Esta é a história criada por um grupo de alunos e um professor que estão recebendo aulas de Quadrinhos na Escola Estadual Caetano de Campos, na Aclimação, centro de São Paulo, após pedido do grêmio no Quero na Escola.

O roteirita Kaled Kalil Kanbour atendeu voluntariamente ao pedido e, desde o início de setembro, se encontra com a turma toda quinta-feira à noite. Os alunos e o professor voltam para a escola fora de seus horários de aula, ninguém falta e a turma até cresceu de 9 para 10 na última semana. “A gente já estava super feliz de saber que alguém vinha falar de Quadrinhos, quando ele falou que a gente ia fazer a própria história, foi incrível. É incrível!”, comenta Matheus Souza, do 3º ano matutino.

Na primeira aula, os estudantes debateram sobre o que gostariam de falar. “Depois de um tempo, um dos meninos disse que queria falar sobre o que vai ser dele depois daqui. Neste momento foi definida a linha: falar das opções dos jovens nos nossos tempos”, lembra Kaled. A partir daí foram definidos os principais personagens, iniciados os exercícios de desenho e, na semana passada, o grupo chegou ao Storyline, espécie de enunciado em uma frase, do que será a História em Quadrinhos que produzirão.

“Estamos bem ansiosos’, conta Thalita Vasconcelos, do 1º ano do Ensino Médio. O professor de Artes, Ricardo José Garcia Paula, também está aproveitando. “É uma forma de expressão que a gente estuda pouco e que tem um potencial grande.”

Kaled tem levado referências de história e desenho em quadrinhos para conhecerem e proposto exercícios que são iniciados na sala de leitura e continuam em casa. “Vou desenhar um vilão e trago semana que vem”, avisou um dos jovens ao se despedir. Os encontros continuam até o fim do ano e certamente o Quero na Escola mostrará o resultado final por aqui.

Esta é a primeira vez que um pedido atendido no Quero na Escola resulta em um curso de meses. Nossa intenção é dar voz aos estudantes que querem aprender mais que o currículo obrigatório e oportunidade para quem quer participar saber com que assunto e onde seria útil. Por isso, o número de encontros pode ser apenas um e depende tanto da disponibilidade do voluntário quanto da conexão que se forma com a escola.

Estudante, diga o que você gostaria de ter na sua escola: www.queronaescola.com.br

Veja todas as notícias do Quero na Escola aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s