Na véspera de feriado, alunos viajam pela fotografia

Em plena véspera de feriado de Páscoa, o Quero na Escola estreou, em Curitiba, no Paraná. Um grupo de 20 alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira não arredou o pé da escola depois da aula e ficou para acompanhar a palestra do fotógrafo Marcio Pimenta sobre fotojornalismo.

Marcio é fotógrafo freelancer especializado em documentários e viagens, colaborador de publicações como National Geographic, Rolling Stone, The Guardian e El País. Recentemente, ele esteve em Mariana, Minas Gerais, registrando a tragédia que aconteceu na região após o rompimento de uma barragem de dejetos.

“Falei sobre o cotidiano de um fotojornalista freelancer: como é caro fazer Jornalismo, a importância de se desfazer de preconceitos, gastar a sola do sapato para ir a lugares aonde ninguém quer ir, sobre como a fotografia lança uma luz na escuridão. Foi realmente uma experiência incrível”, resumiu.

Marcio exibiu em um projetor os trabalhos de Mariana, fotos de cortadores de cana que trabalham em regime análogo a escravidão, o concurso de transexuais (ensaio“Coragem de ser quem são”), e haitianos no Brasil (“A difícil travessia do Haiti ao Brasil e os preconceitos que sofrem aqui”).

“Foi sensacional. Adoramos demais a presença do Marcio, e nos emocionamos com o trabalho dele. O projeto [Quero na Escola] é um veículo de grandes construções intelectuais, uma porta cultural para nós”, disse a aluna Ana Paula de Carvalho, que fez o pedido por uma aula de fotografia.

Palestrante experiente, o fotógrafo ficou impressionado com a participação dos alunos e contente em participar. “Voltar a uma escola, e ainda por cima pública, foi uma ótima experiência. A Ana Paula é incrível e muito inteligente. Fez ótimas perguntas”, relatou.

Sonia Freitas, diretora auxiliar do colégio, definiu o encontro como uma “aula de Geografia”. “Ele projetou as fotografias e foi contando sobre os lugares que visitou. Os alunos ficaram encantados e participaram muito, fazendo várias perguntas.”

Voluntário e aluna protagonista juntos 

Empolgado, Marcio adiantou que tem viagens marcadas nas próximas semanas para Campina Grande (Paraíba), Salvador, Aracaju e Porto Alegre e se dispôs a atender mais alunos inscritos no Quero na Escola.

Interessados podem se inscrever no www.queronaescola.com.br. O site é aberto para qualquer aluno de escola pública pedir aulas, oficinas e palestras sobre temas extracurriculares.

Além de fotografia, há pedidos no colégio Maria Aguiar, em Curitiba, por Computação e Yoga.

 

Anúncios

Um comentário em “Na véspera de feriado, alunos viajam pela fotografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s