Chegou a vez dos professores se inscreverem na Restaura Natureza

Está aberta a Segunda Fase da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030)

A partir desta segunda-feira, 21 de fevereiro, a 1ª Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas – Restaura Natureza, está aberta a professores. Nas últimas semanas, estudantes começaram a testar seus conhecimentos em nove assuntos relacionados ao tema. Agora, os professores devem se cadastrar para validar os cadastros dos alunos que, com isso, poderão seguir na competição.

A Primeira Fase da Restaura Natureza consiste em testes online que acumulam pontos. Estudantes de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, devidamente validados por um professor ou professora da escola, poderão reunir estes pontos em grupos de até 5 alunos e passar a fase final, em que deverão fazer uma ação de Restauração de Ecossistemas em seus contextos e territórios. Haverá vencedores segundo critérios da Comissão Julgadora e Votação Popular.

A Restaura Natureza também ganhou um embaixador famoso: Chico Bento, da Turma da Mônica vai convidar os jovens a participar. Em uma parceria entre WWF-Brasil e Maurício de Souza Produções, o carismático personagem irá divulgar a Restaura Natureza em materiais ricamente ilustrados como tirinhas e cartilhas. “Chico Bento representa a harmonia entre as pessoas e a natureza, por isso reforça o apoio a esse importante projeto educacional. Suas histórias já trazem uma mensagem de cuidados com o meio ambiente e agora vão avançar para o tema da restauração”, diz Mônica Sousa, diretora-executiva da Maurício de Souza Produções.

A olimpíada foi construída para ser lúdica e educativa. Foram consideradas as demandas da comunidade escolar e a expectativa é de que projetos surjam em diferentes biomas e usando estratégias diversas como tecnologia, política, comunicação e técnicas de restauração de ecossistemas.

No site, os estudantes encontram 20 planos de ação para inspirá-los a colocar a “mão na terra” e agir positivamente em questões urgentes como crise climática.

Os professores logados encontrarão uma forma de convidar seus estudantes a participarem. O contrário também é válido: os alunos podem chamar professores para se inscreverem como orientadores. A primeira fase, de acumulo de pontos online vai até 16 de março. Participem!