Voluntários? Presentes! Feliz Dia dos Professores

Hoje é dia de celebrar e também de refletir. Neste 15 de outubro, Dia dos Professores, mostramos um pouco do que já teve na “festa” de mês inteiro que é o Quero na Escola Especial Professor – nossa parceria com a Fundação SM para os educadores pedirem colaboração. Nesta primeira quinzena, 22 atividades foram realizadas em nove cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Mudas foram plantadas, muitas histórias contadas, muro pintado, sorrisos espalhados, mas também houve muita conversa séria, afinal educação também inclui temas difíceis e profundos.

A arte, uma das maneiras mais efetivas de tratar de qualquer assunto, foi um dos principais recursos usados até aqui. Em cinco encontros houve Contação de Histórias. Em um deles, em Almirante Tamandaré, Paraná, na CEI Branca de Neve, a voluntária Lilian Ribeiro contou uma história sobre uma árvore de livros e deixou acessórios para que a escola construa a sua árvore com os estudantes. Em outro, no interior de São Paulo, em Valinhos, a Emeb Luiz Antoniazzi recebeu a voluntária Eliane de Oliveira de Alcantara transformada na palhaça Lilica para curtir com os pequenos.

Em Santa Catarina, o recado ficou no muro da escola. A voluntária Monique Cavalcanti, com sua filha a tira colo, atendeu ao pedido da coordenadora Gisele Bastos Sidronio de Freitas da Escola Básica Henrique Veras e grafitou o alfabeto em Libras no  fundo da quadra.

Outra linguagem que apareceu bastante foi o Podcast que teve duas ações diferentes, uma com Isabel Wittmann e outra com Felipe Caldo, ambas na Escola Estadual Cyrene de Oliveira Laet, de São Paulo. Houve ainda mão na terra e construção de hortas.

E o que não poderia faltar em uma celebração? Música! A voluntária Vanessa Elias levou instrumentos para a escola Graciliano Ramos e colocou os alunos em roda em Osasco, Grande São Paulo.

Emoções, corpo e filosofia

Também em São Paulo, a diretora Simone dos Santos Bagnato elogiou muito a voluntária Irene Reis que falou de competências socioemocionais na educação e Base Nacional Curricular “Os professores se envolveram, foi muito produtivo e enriquecedor.” Outro tema que envolve as competências socioemocionais foi Comunicação Não-Violenta que aconteceu na escola Leda Guimarães, de São Paulo, a pedido do professor Marcio Melo. Além de colocar os educadores em grupos para dialogar sobre os conceitos dessa comunicação, Marcelo Akamine e Luiz Eduardo fizeram experiências práticas.

Em Guarulhos, grande São Paulo, uma ação prática sobre Xadrez (assista a vídeo) também envolveu filosofia. Na mesma cidade, o voluntário Carlos Leandro Firmo falou sobre Animais Peçonhentos na escola estadual João Luiz de Godoy e a enfermeira Marlene Goya Loterio fez uma demonstração, inclusive com um aluno. Em outra escola, ela falou sobre Gravidez na Adolescência.

Em duas escolas o tema foi a epidemia de Depressão na adolescência. Na escola estadual Agostino Cano, o psicólogo Fernando Batista conversou com jovens e professores sobre o assunto. Na escola estadual, Luis Borges,  a psicóloga Katia Bautheney, conduziu atividade sobre o tema.

Em Mogi Mirim, houve ainda explicações sobre Puberdade, Sexualidade e Anatomia do corpo humano com a psicóloga e educadora Mariana Imbruniz Casagrande. Com cartolina e revistas, ela ajudou os estudantes a se expressarem sobre o assunto. “Começaram tímidos, mas se soltaram. Faltou tempo, mas eu vou voltar pra terminar. Adorei”, comentou a voluntária.

O estado do Rio de Janeiro recebeu ações sobre palestra motivacional para os professores nas cidades de Niterói e Duque de Caxias com o voluntário David Barboza da Silva.

Para nós do Quero na Escola o maior presente neste Dia dos Professores é esta presença dos voluntários, valorizando o trabalho dos professores e ouvindo suas demandas por fazer ainda mais por seus alunos. Feliz Dia dos Professores!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um comentário em “Voluntários? Presentes! Feliz Dia dos Professores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s