Duas atividades diferentes valorizaram a afrodescendência em escolas de Guarulhos

Por Natália Sierpinski 

Dois pedidos de educadores de escolas escolas públicas em Guarulhos, na Grande São Paulo, foram atendidos pelo Quero na Escola Especial Professor, nossa parceria com a Fundação SM esta semana. Um deles era por debate sobre o Racismo e outro por atividade com Danças Africanas.

A professora Ingrid Vanuci Espindola da Escola Estadual Maria Angélica Soave é autora do pedido por Danças Africanas, que foi atendido pelo voluntário Wellington Souza Santos, professor de ritmo corporal. A própria autora do pedido convidou o voluntário, que já havia feito atividades nessa escola anos antes, e ele retornou. 

Foram realizados dois dias de atividades.  “Foi enriquecedor e agregou muito ao meu projeto” ,comentou a professora. Wellington comentou que pode perceber diversas superações entre as atividades dos alunos, comparando o primeiro encontro com o segundo.

Já pela Escola Estadual Idalina Ladeira Ferreira o pedido foi da professora Vivianne de Mendonça por debate sobre Racimo e Consciência Negra que foi atendido por Guilherme Augusto Araújo da Silva, estudante de Direito, que já estava há algum tempo planejando participar de alguma ação como voluntário: “Tinha, e ainda tenho, isso como um dos meus projetos de vida. Antes estava apenas anotado no meu bloco de notas e quando vi essa oportunidade pra falar sobre esses assuntos, achei muito interessante.”

A atividade também contou com os voluntários Marcio da Silva Ferreira e Pedro Henrique Amoedo Nunes, que acompanharam o amigo e complementaram a ação. Foram apresentados vídeos e debateram de forma dialógica e didática. Para a professora Viviane foi um grande ganho para a escola. “Todos os alunos e professores adoraram”, diz. Os voluntários também moram em Guarulhos e que já comentaram de fazer novas ações para o ano que vem.

Em ambas atividades de valorização da afrodescendência, foi iniciada uma parceria dos voluntários com a escola, um dos grandes objetivos do Quero na Escola

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s