Quero na Escola encerra o ano com estudantes se expressando pelas paredes

Cores, formas abstratas, nomes, mulheres, cabelos black power, corações e animais foram as principais opções dos estudantes quando puderam se expressar nas paredes do pátio da Escola Estadual Antônio Alcântara Machado, no Ipiranga, zona sul de São Paulo.

A atividade de grafite foi um pedido de estudantes inspirados pela própria coordenadora pedagógica, Laura Amaral, que havia recebido dois voluntários no Especial Professor, em outubro. Desta vez, seis artistas se inscreveram: Vitones, Folego, Além, Gatuno, Cayque e Calma.

Com apoio da loja Tintas Lusacor, foi possível envolver, além deles, mais de 200 dos alunos da escola. A atividade ocorreu no dia 25 de novembro, das 9h às 16h.

Assim como crianças que começam a escrever pelos nomes, muitos queriam o spray para “assinar” as paredes. A gestão da escola vetou e a saída escolhida foi buscar giz nas salas de aula e pintar apenas depois do rascunho ilustrado. Os estudantes pediam ao grafiteiros dicas de como segurar o spray, distância para a parede e, quando chegou a vez da tinta em pincel, como produzir o pigmento.

A manhã era de apresentações de trabalhos e talentos no pátio e houve trilha sonora o tempo todo na voz de alunos e professores. “Foi o dia mais da hora que eu já tive na escola”, comentou Emerson Júnior, que levou um rascunho no papel e foi um dos primeiros a começar e último a acabar. “Sempre pintei as paredes em casa”, comentou.

Uma das voluntárias, Folego, lembrou que, como aluna, viu um grafite na própria escola e copiou o desenho muitas vezes. “Toda vez que olhava ficava pensando do alto dos meus 13 anos: um dia quero pintar as paredes de uma escola também”.

O dia contou ainda com dois fotógrafos voluntários: Augusto Gomes e Bruno Braguetto, que fizeram os belos registros desta página, e um jogador de basquete, estudante da Universidade de São Paulo, Leonardo Uliam, que fez uma participação especial nas quadras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s