Na última sexta-feira, Fabiana Baracchini de Laurentis passou parte da manhã e da tarde na escola José Cândido Souza, na Pompeia, São Paulo, onde contou histórias para mais de 100 alunos de cinco turmas diferentes. Além dela, a escola já recebeu outras quatro voluntárias de narração e um de truques de mágica pelo Quero na Escola. E, sexta-feira que vem, tem mais!
Fabiana no auditório da escola José Cândido de Souza com uma das turmas de alunos
Estudantes de qualquer escola pública podem se inscrever no Quero na Escola e dizer o que gostariam de aprender além do currículo. Interessados em ajudar podem se candidatar pelo site.
“A diretora e a coordenadora me receberam muito bem e acabei fazendo mais oficinas do que estava programado. Foi uma experiência muito legal”, escreveu Fabiana, que escolheu trabalhar um conto que ela mesma escreveu sobre a morte como uma transformação da vida. “Minha ideia é tratar a questão da vida e da morte como um ciclo de transformações naturais e aprendizado, e não como um tabu ou assunto que deva ser evitado”, afirmou.
Quem quiser pode conferir aqui o conto completo; ele fala sobre uma família de animais – um leão, uma girafa, uma pata, um peixe e uma minhoca – que vão mudando de acordo com as intempéries da vida. A escola também tem em aberto um pedido de acrobacia em tecido feito por uma aluna que já teve contato com a arte e não tem mais onde praticar.