Adolescente que recuperou audição precisa de voluntário de leitura

Henrique, passo fundo, rio grande do sul

Henrique Lima de Almeida tem 14 anos de idade e passou quase metade da vida sem escutar. Quando tinha 6 meses teve meningite e perdeu a audição, recuperada por um implante coclear aos 6 anos. Ele é estudante do 8º ano na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tochhetto, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul e pede ajuda com “leitura”.

A mãe, Daina Lima de Almeida, que auxiliou o filho a se inscrever no Quero na Escola, diz que ele se sai bem em matemática, mas não consegue ler e interpretar.

“Acho que ele olha para o quadro e vê um monstro”, comenta.

O adolescente também tem dificuldade em falar, decorrente dos anos em que não escutou. A mãe conta que um dia, ao ajudá-lo, percebeu que ele não tinha compreendido que a lição de casa era de inglês e tentava ler como se fosse seu idioma. “Ele até consegue ler, porém não consegue interpretar o que está lendo”, conta.

Até o ano passado, Henrique estava em outra escola em que não recebia atenção especial. Este ano, tem uma monitora para garantir mais inclusão dele na sala de aula, porém o atraso em relação à leitura e interpretação é um obstáculo. “Ele é muito visual e compreende bem e interage bem com tudo que tem recurso visual”, diz Daina, na esperança que alguém possa ajudar.

A escola de Henrique fica em Passo Fundo, se você pode ajudar, inscreva-se como voluntário e a partir dos seus dados, vamos começar a conversar sobre possibilidades.

Se você quer ajudar, mas não é da região ou não conhece técnicas de leitura e interpretação, repasse a alguém que seja da região ou possa conhecer alguém de lá. O Quero na Escola acredita no poder desta rede para que este pedido chegue a quem possa ajudar o Henrique.

Anúncios

3 comentários em “Adolescente que recuperou audição precisa de voluntário de leitura

  1. Ele precisa aprender Libras.
    Muitas pessoas ficam a margem da sociedade, tornam-se repetidores de palavras pelo preconceito com as línguas de sinais. Ele é visual justamente por estar demostrando que lhe é natural o aprendizado pela língua de sinais. Encontro muitos jovens fadados ao isolamento pelo preconceito da família a língua de sinais

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s