Dicas para aprender TI e programação gratuitamente

Programação é um dos assuntos mais citados por estudantes que gostariam de aprender algo além da grade curricular. A formação abre vagas para o mundo do trabalho carente de profissionais de tecnlogia da informação (TI) e também ajuda ajuda a entrar mais profundamente na cultura digital. Além de ser usuário de computadores, celulares e internet, o auno pode entender como as coisas funcionam e se tornar autor de tudo isso.

 

Aprendizado online

Mesmo de graça é possível aprender sobre TI, sobretudo usando a internet. Com um pouco de curiosidade e algumas dicas, todos podem começar a se aventurar por esse universo. Um bom endereço para começar é o site Programaê (http://programae.org.br/#comece-agora), com cursos já separadinhos para todos os níveis: iniciante, intermediário, avançado.

Outra opção é ir ao site Brasil mais TI (http://www.brasilmaisti.com.br/index.php/pt/realize/cursos/view,default), uma iniciativa do governo federal que oferece 30 cursos gratuitos e totalmente em português. É só fazer a inscrição e começar a estudar.

Aprendizado presencial

Para quem prefere aulas presenciais, um caminho possível é procurar o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola). Em São Paulo, alunos cadastrados podem fazer cursos gratuitos na sede da instituição, que fica no Itaim-Bibi. As inscrições são abertas periodicamente. Você pode conferir as opções no site do Ciee (http://www.estudantes.ciee.org.br/portal/estudantes/parceiros/index.asp)

Também na cidade de São Paulo, existe em Pinheiros o Garoa Hacker Clube (https://garoa.net.br/wiki/P%C3%A1gina_principal), onde se reúne muita gente que gosta de tecnologia e está disposta a compartilhar seus conhecimentos. Eles têm alguns eventos regulares, como a Noite do Arduíno, além de uma programação variada de palestras e conferências, tudo oferecido gratuitamente.

Procuram-se voluntários

Para quem deseja contribuir com o ensino de TI, o Code Club Brasil (http://codeclubbrasil.org/) está sempre em busca de pessoas para contribuir financeiramente ou com trabalho voluntário para montar “clubes de código” em escolas país afora. A organização oferece o material e planos de aula já bem detalhados.

Você também pode pedir para aprender o que quiser além da grade escola no Quero na Escola! Vamos ajudar a encontrar um voluntário que queira atender o seu pedido: www.queronaescola.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s