Dicas para escolher uma carreira profissional

Por Luciana Alvarez*

Para quem está no fim do Ensino Médio, a proximidade com o fim de ano muitas vezes traz uma angústia: e agora, o que fazer no próximo ano? A escolha de uma carreira profissional costuma ser difícil, porque envolve riscos e responsabilidade. De certa forma, ela também marca o início da vida adulta. Não existe fórmula mágica para determinar qual profissão cada um deve seguir, mas algumas dicas podem ajudar nessa decisão.

O primeiro passo é saber o que você gosta, o que não gosta, com o que se vê trabalhando. Para além de refletir sobre as disciplinas escolares, pense em outros aspectos de sua personalidade. Por exemplo: você gosta de estar cercado de pessoas, prefere um trabalho solitário, quem sabe em meio a máquinas, ou talvez cercado de bichos, de natureza? Gostar de falar ou ficar quieto? Prefere tomar decisões rapidamente ou bem refletidas? Gosta de ler? De se movimentar?

Mas cuidado para não confundir hobby com carreira profissional. Não é porque você adora jogar futebol que deva ser jogador profissional. Alguém pode amar cozinhar para os amigos às vezes, mas isso é bem diferente de trabalhar em um restaurante, lidando com grandes quantidades de comida e trabalhando aos fins de semana e feriados. Hobby é algo que se faz no tempo livre, para relaxar. Profissão exige dedicação e compromisso.

Procure conhecer o curso e a rotina profissional

Arquitetura pode parecer interessante alguém com um bom senso estético, mas você sabe quais as disciplinas são ensinadas, o quanto de matemática um arquiteto precisa estudar? Antes de se inscrever em um curso de cerca de 4 anos, você precisa saber o que terá de aprender. Para descobrir isso, basta buscar as grades curriculares de faculdades.

Também deve-se procurar conhecer o dia a dia da profissão. O melhor é conversar pessoalmente com alguém que já atua na área, para poder trocar ideias, tirar dúvidas. Se não for possível, alguns blogs podem ajudar. Vá atrás também de informações sobre as possibilidades dentro da carreira. Alguém que estuda Letras pode virar um tradutor – e vai trabalhar praticamente sozinho – ou um professor – que atua quase sempre cercado de gente. Empregabilidade e salário devem contar na decisão, mas não podem ser os únicos critérios de escolha.

Considere a opção de um curso técnico

A graduação não é o único caminho para entrar no mercado de trabalho fazendo aquilo que se gosta. Cursos técnicos bem conceituados oferecem empregabilidade rápida e bons salários – e há opções em todas as áreas do conhecimento. Por serem mais curtos, eles são muito focados na função que se vai desempenhar, com aulas práticas desde o início.

Em geral, as empresas pedem graduações para cargos que envolvem liderança, mas as pessoas podem fazer carreiras sendo técnicos competentes. Há estudantes que escolham o curso técnico como uma forma de se preparar para entrar numa faculdade. A graduação também é preferível para quem deseja seguir uma carreira acadêmica.

Calma, é apenas mais uma decisão

Durante toda a vida, temos que fazer escolhas. Para evitar um estresse desnecessário, não encare a escolha profissional como a grande decisão da sua vida. Ela é apenas mais uma, que pode ir mudando ao longo do caminho.

Há muitas outras variáveis podem influenciar sua decisão na hora de escolher uma carreira, como a possibilidade de estudar perto de casa ou ter de se mudar de cidade, a oferta de bolsas, as opiniões da família e amigos. Tudo deve ter seu peso, mas lembre-se que a palavra final tem que ser sua.

* Luciana Alvarez é jornalista, tradutora e agora empreendedora social, cocriadora doQuero na Escola!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s