Chef de cozinha é voluntária sobre alimentação saudável em escola de SP

Por Marcela Riccomini

Combinar ingredientes diferentes faz parte do dia-a-dia de quem trabalha com Gastronomia. No dia 17 de abril, a chef de cozinha Luisa Paiva experimentou uma combinação ainda mais inusitada: ela foi até a Escola Estadual Professor José Monteiro Boanova, na zona oeste de São Paulo, falar sobre alimentação saudável. O motivo da visita? Os próprios alunos pediram um papo sobre o assunto, via Quero na Escola.

A atividade começou com a explicação da diferença entre alimentos in natura, processados, ultra-processados e temperos. Luisa mostrou que muitas vezes podemos trocar ultra-processados por alimentos in natura, preparando-os em casa. Uma das alunas até se animou e pediu uma receita de pão que ela pudesse fazer.

As três salas de 8 anos do Ensino Fundamental que tiveram a atividade demonstraram interesse pelo assunto, que envolve a todos. Debateram diferença de orgânicos e transgênicos, aprenderam a história dos alimentos ultraprocessados e, de maneira geral, fizeram perguntas e contribuições que enriqueceram o encontro.

“Eu sinto que participar de uma atividade como essa é uma forma de retribuir para a sociedade tudo o que já recebi”, afirmou Luisa, satisfeita, depois da sua palestra voluntária na escola. Entre os alunos, a experiência também agradou. Um deles classificou a palestra como “sensacional”, porque o fez refletir sobre o que pode mudar em seus hábitos alimentares.

A professora responsável pelas turmas, Patrícia Porin Ribeiro, também aprovou o encontro entre os alunos e a voluntária. “É super legal a iniciativa. Dar informação é importante”, disse. A educadora viu na atividade um gancho para trabalhar o assunto em suas aulas de Artes e, no mesmo dia, pediu para os alunos pesquisarem quanto tempo alguém pode ficar sem água e sem comida.

A combinação foi enriquecedora para todos e uma sementinha da boa alimentação foi plantada. Agora é torcer para que eles desenvolvam esse hábito.

Quer receber uma atividade diferente na sua escola? Inscreva-se no Quero na Escola, é simples: alunos de escola pública podem pedir no site por uma atividade fora da grade curricular, e pessoas como a chef de cozinha Luisa se voluntariam para realizá-la. Quer ser voluntário? Só procurar no nosso site se há algum pedido que você possa atender.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s