Grafiteira voluntária e estudantes dão nova cara a muros de escola

No sábado, 24, a designer Adriene da Silva Oliveira acordou mais cedo do que costuma levantar durante a semana para sair de Jacareí, onde mora, e estar às 8h na Escola Helio Augusto de Souza, em São José dos Campos. Levou latas de grafite, uma máscara e desenhos possíveis. Foi recebida pela diretora e um grupo de alunos que incluía Cecília Panzeri Rodrigues, estudante de 13 anos que pediu aula de grafite no Quero na Escola.

“Sentamos rapidinho e debatemos sobre alguns desenhos, foi super legal porque deram ótimas ideias. Eu lançava o básico e eles arrematavam”, conta a artista que pratica desde 2007. Uma bola de basquete, por exemplo, ganhou um anel de saturno. Uma maça foi pintada como se fosse o mundo.

Cecília (esq) e amiga posam para a voluntária ao lado da peça de xadrez

Cecília deu uma ideia que ainda não estava nos esboços: uma peça de xadrez, jogo que pratica dentro e fora da escola. “Ela fez o desenho na parede, a gente pintou e desenhou mais algumas partes”, relata feliz de ter mais esta ideia atendida.

A aula incluiu noções básicas do spray sobre manter a pressão e a distância e também como praticar fora dos muros. “Eu falei pra eles que faço algum desenho no papel todo dia, dali vai saindo a firmeza”, explica Adriene, dica que Cecília afirma que vai incorporar no cotidiano.

A diretora, Regina Oliveira, também ficou muito feliz com a participação e combinou com a voluntária de retornar, já que outros estudantes também gostariam de participar. “Como diretora e moradora do bairro onde a escola está situada, senti que foi um ganho muito grande para os nossos alunos, ainda mais sendo um pedido de uma aluna que se sentiu importante. Eles pensam que pedido de adolescente nunca é aceito, se sentem rejeitados e ela, a Cecília, adorou ter seu pedido aceito.”

Qualquer estudante de escola pública pode dizer o que mais gostaria de aprender no Quero na Escola e interessados em ajudar podem se cadastrar para dar uma aula.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s