Aos 19 anos, um terço dos brasileiros parou de estudar sem concluir o Ensino Médio

De cada 3 jovens brasileiros, um abandona a escola sem terminar o Ensino Médio. Dos 2.908.006 jovens do Brasil que completaram 19 anos em 2015, um terço, ou 950.746 pessoas, já haviam abandonado a escola apesar de não terem concluído a educação básica. Destes, 497.757 estavam trabalhando e os demais 452.989 não estavam nem na escola e nem em algum trabalho.

Os dados foram divulgados pelo Todos Pela Educação na semana passada a partir de bases do IBGE e da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicilio (Pnad). O elevado número de adolescentes que desiste de estudar é um dos principais motivadores do Quero na Escola. Ao perguntar diretamente aos jovens o que eles gostariam de aprender além do currículo obrigatório, buscamos tornar os estudos menos desinteressantes para a faixa etária.

Por que os estudantes deixam a escola? Nenhuma pesquisa aponta exatamente. Sabe-se que o índice das jovens que abandonam e tem filhos é alto (31%), o que é um indicativo de que a maternidade e os afazeres domésticos são responsáveis por abreviar o tempo de estudo das meninas. Entre os meninos, os motivos são ainda menos mapeados.

Um dado que aumentou consideravelmente em 2015 em relação ao ano anterior foi o do total que abandonou a escola e não trabalha. Em 2014, 60% dos jovens de 19 anos que deixaram de estudar estavam trabalhando. Em 2015, apenas 52% dos que estavam fora da escola estavam no mercado de trabalho. O Quero na Escola acredita que é urgente ouvir os jovens sobre sua própria educação, inclusive sobre os motivos pelos quais deixam de investir seu tempo e esforço na escola.

Inscreva-se no Quero na Escola ou acompanhe as notícias do projeto.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s