Ainda dá tempo de participar da Olimpíada de Restauração

A Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas teve suas inscrições prorrogadas até 31 de maio. Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio podem participar da competição que é lúdica e colaborativa, porém trata de um tema muito sério e urgente: a restauração dos nossos ecossistemas para garantir qualidade de vida.

São duas etapas: uma online em que os estudantes fazem quizzes em que aprendem de forma gamificada e outra prática em que desenvolvem projetos a partir dos aprendizados e do seu próprio contexto. São 10 grandes temas: mudanças climáticas, povos originários, segurança alimentar, conservação, leis que protegem a natureza, comunidades tradicionais, escassez hídrica, biodiversidade e técnicas de restauração. Todos assuntos do dia-a-dia, bem frequentes no noticiário, e relacionados com o currículo escolar. Em paralelo, aqueles estudantes que quiserem formar grupos podem passar a fase prática. A olimpíada traz 28 planos de ação para inspirar as comunidades escolares a desenvolverem os seus.

A Restaura Natureza é uma iniciativa do WWF-Brasil, alinhada ao tema da Década da ONU e organizada pelo Quero na Escola. Esta é a segunda edição. Na primeira, 7 mil pessoas se cadastraram e 200 projetos de restauração foram criados por grupos de estudantes.

Todos os grupos que enviarem relatos das suas ações de restauração de ecossistemas concorrem em duas categorias: Votação Popular e Comissão Julgadora.

Aqui você encontra um Guia Prático com todos os passos!