Rotas de avião fecham o ano em uma sala de aula em Guarulhos

O estudante de aviação Allan Igor Andrade de Siqueira nunca tinha se colocado na posição de ensinar sobre sua futura área de atuação até que se deparou com uma pergunta de estudantes de Guarulhos, cidade de São Paulo onde fica o maior aeroporto do Brasil, sobre as rotas de avião que passam sobre suas cabeças. Eles pediam, no Quero na Escola, um voluntário para falar sobre o assunto.

Allan se cadastrou como voluntário, preparou um material e a atividade ocorreu neste fim de ano letivo. Conta que chegou meio inseguro no começo, mas com a recepção calorosa dos alunos logo tudo ficou tranquilo e a apresentação com slides acabou se tornando uma conversa.

O autor do pedido foi o estudante Gustavo Luiz Cassemiro Goldoni da escola estadual Milton Cernach. “Eu queria entender o que acontece quando os aviões se cruzam no ar”, contou. Nosso voluntário explicou que um avião vai um pouco pra mais pra cima pra deixar o outro passar, tudo coordenado desde a saída e com possibilidade de ajustes durante o caminho. Por mais simples que fosse a informação, tratar de um tema tão próximo deles e diferentes foi marcante. Adoraram saber também que as aeronaves têm buzinas.

A professora Renata Araújo acompanhou a atividade e acha que, no próximo ano, mais estudantes vão se sentir à vontade para solicitar ajuda de colaboradores voluntários.

Claro que, com as férias aí, estes estudantes gostariam mesmo é de viajar dentro das aeronaves, mas a aula não deixou de ser uma viagem prazerosa.

O que mais você gostaria de aprender na sua escola?