Em imagens, a história da voluntária que viajou para emprestar 691 livros

A escola municipal José Nery Carneiro de Napoli atende todas as 260 crianças de Socavão, distrito rural a 10 quilômetros do centro da cidade de Castro, no interior do Paraná. A professora Cleunice de Aparecida Pedroso Castanho queria levar mais cultura para os alunos e pediu a visita de alguém que trouxesse uma biblioteca móvel, no Quero na Escola – Especial Professor, parceria com a Fundação SM,

O pedido circulou até chegar a Lilian Ribeiro de Camargo, pedagoga e criadora do Projeto Linhas de incentivo a leitura e escrita. Dona de uma coleção considerável que divide com o filho de 12 anos, ela pediu reforço.  “Tenho muitos livros, deixo de comprar outras coisas para comprar livros, mas para poder atender a escola tive que comprar mais e pedir doação para amigos e sebos.”

Lilian (de jaqueta) e Dayane com os alunos

Porta-malas lotado, Lilian e a parceira de trabalho voluntário Dayane Côrrea saíram de Curitiba rumo a Castro ao amanhecer. A viagem durou mais de três horas. “Valeu cada hora, buraco e lama”, garante Lilian.

Todas as 10 turmas ouviram histórias 4 histórias e outras 687 foram deixadas à disposição. “Amamos realizar o trabalho. Superou nossas expectativas. Fomos muito bem recebidas por toda escola. Impressionante o trabalho que estão desenvolvendo e como toda comunidade escolar é unida e engajada com a educação das crianças. A cada turma as crianças gostavam tanto das histórias que pediam para lermos mais e ficaram maravilhadas”, lembra Lilian.

“Ficamos todos encantados com o trabalho delas, tanto nós professoras, quanto os alunos”, conta Cleunice. “Espero que seja o início de uma longa parceria”, diz ela. No dia seguinte o trabalho pedagógico já incluiu reflexão e arte sobre uma das obras. Professora e voluntária combinaram de trocar informações online e uma nova visita para março, para que possam aproveitar as obras durante todas as férias escolares.

A fotógrafa Isabella Lanave acompanhou as voluntárias em toda a viagem, veja imagens:

8 comentários em “Em imagens, a história da voluntária que viajou para emprestar 691 livros

1. Sou Pedagoga e Contadora de Histórias numa escola pública de Fortaleza-Ce, quero muito que o Projeto Linhas possa realizar uma atividade de incentivo a leitura em 2018. Sei que é um passo largo, mais quero fazer a diferença apresentando um belo trabalho aos pequenos leitores que temos na escola.
    #Queronaescola

Parabéns a todos e em especial a Lilian por tornar um sonho realidade!

Curtido por 1 pessoa

1. Olá, Rochelly! Sinto imensa alegria em saber que você tem interesse que o PROJETO LINHAS realize uma atividade em sua escola, ai em Fortaleza-Ce! 😀 Agora em 2018 completamos 1 ano do nosso Projeto e passaremos a atender escolas de outros Estados, além da região Sul do Brasil.

Agradecemos imensamente ao “QUERO NA ESCOLA” por possibilitar essa aproximação entre VOLUNTÁRIOS e ESCOLAS PÚBLICAS e gostaríamos de continuar com essa parceria maravilhosa.

Fomos muito bem atendidos/as por todos/as em nosso primeiro trabalho com vocês, em especial à Cinthia Rodrigues. Contamos com vocês novamente, Equipe “QUERO NA ESCOLA”, para atender ao pedido da ROCHELLY, em Fortaleza-Ce!

Parabéns a toda equipe!

Com carinho,